
FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA OBSTÉTRICAS
Fisioterapia Pélvica

A fisioterapia pélvica é a área da fisioterapia que se concentra no tratamento de problemas relacionados ao assoalho pélvico, que é uma rede de músculos, tecido conjuntivo e ligamentos que sustentam os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto.
Os problemas relacionados ao assoalho pélvico podem incluir incontinência urinária, fecal ou mista, disfunção sexual, dor pélvica crônica, prolapsos e dificuldade para urinar ou evacuar.
A fisioterapia pélvica inclui exercícios de fortalecimento e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, técnicas de respiração e outros exercícios específicos para ajudar a melhorar a função dos músculos pélvicos e prevenir ou tratar problemas relacionados.

Alguns dos benefícios da fisioterapia pélvica são:
-
Redução da incontinência urinária ou fecal
-
Alívio da dor pélvica crônica
-
Melhora da função sexual
-
Prevenção ou tratamento de prolapsos
-
Preparação para o parto e recuperação pós-parto
Desse modo, fica claro que a fisioterapia pélvica não está indicada apenas para gestantes, mas também para mulheres não grávidas, homens e até para crianças. A sua indicação está relacionada com a presença de distúrbios motores e sensitivos na região pélvica do público citado.
Antes de iniciar qualquer tratamento de fisioterapia pélvica, é importante que o paciente seja avaliado por um fisioterapeuta especializado nessa área. O tratamento pode incluir exercícios realizados em casa e sessões regulares com um fisioterapeuta. É importante que o paciente siga as recomendações do fisioterapeuta para obter os melhores resultados possíveis.
SE VOCÊ TEM ESCAPES DE URINA EM QUALQUER SITUAÇÃO, OU NEM CHEGA A PERDER, MAS PRECISA DE GRANDE ESFORÇO PARA SEGURAR O XIXI, SE TEM DOR DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL, SE TEM SENSAÇÃO DE PESO OU COMO SE HOUVESSE UMA BOLA NA VAGINA OU ALGUM OUTRO INCÔMODO NA REGIÃO PÉLVICA, AGENDE SUA AVALIAÇÃO.